Vidro que ia para o lixo é transformado em arte

Fonte: Diário de SP

Esculturas feitas de material reciclável se transformam em opção de lazer para Butantã a partir do dia 22

A casa-ateliê se transforma em opção de lazer para o bairro a partir do dia 22A casa-ateliê se transforma em opção de lazer para o bairro a partir do dia 22

Esculturas feitas a partir de vidro reciclado. É assim que a artista plástica Débora Muszkat cria a maior parte de suas obras de arte. A sua casa-ateliê na Rua Dr. Rui Batista Pereira, 125, no Butantã, Zona Oeste de São Paulo, se transforma em uma opção de lazer para o bairro a partir do dia 22.

VÍDEO – CONHEÇA O JARDIM DE VIDRO

Vidros de perfumes, garrafas de bebidas e espelhos. Tudo vira arte nas mãos de Débora, que consegue criar esculturas com diferentes formas através de um forno elétrico, que chega atingir mil graus. “Se eu quiser peças nas cores originais dos vidros, preciso monitorar o calor do forno. Para transformá-los em peças que se pareçam líquido, deixo o forno na temperatura máxima e em maior tempo”, explicou.

A artista acredita que  grupos escolares serão os mais beneficiados, pois poderão aprender a importância da reutilização de materiais recicláveis. Jovens e adultos também terão seus horários definidos. “Quero reservar as tardes de domingo para as mães e seus filhos, além de um dia de atendimento às escolas”, afirma a artista.

Uma das atrações da casa é a ponte móvel sobre a piscina. A obra foi realizada a partir de uma estrutura de ferro em formato de pirâmide, que balança em diferentes movimentos. “A ponte é um espaço de interação, uma oportunidade para as pessoas unirem o prazer do movimento com natureza e sustentabilidade, pois é toda composta por vidros reciclados”, diz.

A obra também está cercada de natureza. A quantidade variada de espelhos espalhados pelo jardim proporciona uma infinidade de efeitos através das cores, da luz e seus reflexos. Vendo em determinados ângulos, esses espelhos podem refletir a água da piscina e aumentar ainda mais a sensação de cenário em 3D.

“O tema meio ambiente está sendo bastante abordado. A sustentabilidade e a reciclagem são um dos principais assuntos tratados para a conscientização da sociedade”, disse a artista.  Segundo Débora, o objetivo é transformar o projeto em um exemplo de reutilização do vidro. “São quase 30 anos me dedicando e aperfeiçoando técnicas e criando peças”, conta.

As visitas serão gratuitas e monitoradas e, na maioria das vezes, contarão com a presença da artista. O local abrirá às sextas, das 17h às 24h, aos sábados, das 14h às 20h, e aos domingos, das 10h às 14h.  Informações e agendamentos pelo telefone 3722-3570 ou pelo e-mail  debora@deboramuszkat.com.br

Tags: