Jornal Correio de Araxá – Seminário Internacional de Fotografia

Marly Porto é a responsável pelo seminário internacional “O Sequestro da Imagem: Apropriações na Fotografia” e conta com o apoio da Caixa Cultural
17-06-2013

Marly Porto é um nome de peso quando o assunto é o universo das artes visuais na capital paulistana. Formada em Arte: história, crítica e curadoria pela PUC-SP, ela é a responsável pela realização do seminário internacional “O sequestro da imagem: apropriações na fotografia, que acontece de 28 a 30 de junho na CAIXA CULTURAL, no centro de São Paulo. O evento irá traçar um panorama histórico sobre o caminho trilhado pela fotografia e seu diálogo com a produção artística.

 

Para o seminário, Marly Porto reuniu nomes de peso como David Evans (Universidade de Londres),Oscar Muñoz (artista com obras em  museus como o Tate Modern e Museum of Modern Art de New York), Francesca Lazzarini (artista, crítica e curadora italiana), Rosângela Rennó (Doutora em artes pela ECA –USP e artista, com obras no Tate Modern, Art Institut of Chicago, Inhotim, Museo Reina Sofia, Guggenheim NY, dentre outros) e o fotógrafo brasileiro Cássio Vasconcellos.

 

Proprietária da empresa de projetos artísticos Porto de Cultura, a artista também tem se dedicado ao acervo do fotógrafo Eduardo Salvatore. Pretende publicar um livro e promover uma exposição com a obra do artista em comemoração ao centenário de nascimento dele, que ocorrerá no ano que vem. Outro projeto que tem tomado parte da intensa rotina de Marly é um trabalho artístico do coletivo francês Lightgraff (www.lightgraff.org), que tem como um dos destaques o grafiteiro Brusk.

 

Marly Porto é também a responsável pela a elaboração de projetos culturais para a Fundação Memorial da América Latina.

Tags: